Sonho, propósito, objetivo... Hein?!?


Sonho, propósito, objetivo... Esse foi o assunto pós ceia de natal. Onde eu fiquei tentando explicar pros meus primos what the f#@!% is that?! Traduzindo, que p#@!% é essa! E daí surgiu a ideia de escrever esse texto, que ficou esquecido mesmo. Mas depois que eu comecei a dar aula de produtividade e percebi que a maioria das pessoas ficava com cara de interrogação quando entrava nesse tema, hoje me lembrei dele!

Voltando... Sonho, propósito, objetivo... Oi? O que? Hã? Se você também faz cara de interrogação quando escuta essas palavras, porque pra você é tudo a mesma coisa, ou porque não faz a menor ideia de quais são os seus ou porque nunca ouviu falar nisso ou morre de preguiça do assunto... Saiba que você está entre a maioria das pessoas, para não dizer 100%, que faz a mesma cara de dúvida ou torce o nariz para isso. E agora relaxa e aproveite a leitura! Esse texto vai, no mínimo, mudar a sua perspectiva sobre esse assunto, ou salvar a sua vida!

Gente, eu sou uma pessoa extremamente crítica, analítica e exata! Adoro uma explicação lógica para tudo. E só aceito depois que entendo a explicação racional das coisas. Mas Renata, você é professora de Yoga, adora um desenvolvimento espiritual. Como assim você diz agora que é tão exata? Sim, sou do tipo que não se convence enquanto não perceber uma lógica por traz de tudo. Por isso resolvi fazer uma formação em Yoga. Por isso fiz MBA em Coaching. Por isso fui parar em um retiro no meio de um bosque, sem comer e sem beber água por 4 dias. Por isso fui lá pro Chile fazer uma terapia primal com um discípulo de Osho. Eu sou dessas que só acredita estudando e vivenciando! (mesmo sabendo que há coisas que não tem muita lógica rsrs).

Bom, te contei essas coisas para você saber que eu fiz careta várias vezes quando ouvia as palavras: sonho, propósito de vida, objetivo... e ficava louca porque lugar nenhum explica isso de uma forma única, lógica e concreta. Tive que ler diversos livros, pesquisar várias fontes para conseguir entender a diferença e a importância dessa p#@!% toda!

E se você se parece comigo, vou te proporcionar um certo alívio com a explicação que desenvolvi para esclarecer isso de uma vez por todas.

Outra coisa que você precisa saber, eu trabalho com planejamento estratégico e tático em grandes empresas há anos. Adoro esse processo e sem ele AFIRMO: não há alta performance. Depois de um tempo navegando no universo corporativo e no coaching, eu tive um insight, me deu um clique: existe uma relação direta do planejamento empresarial e o planejamento pessoal. Isso tornou muito mais fácil entender o significado dessas palavras.

O primeiro passo do Planejamento Estratégico é definir a MISSÃO da empresa. Que é o PRA QUE essa empresa existe, para que ela foi criada? Sabendo disso podemos afirmar que a missão de uma organização: não muda, deve ser uma frase simples, de fácil entendimento e todo na empresa devem conhecê-la, pois ela é o guia, o norte da empresa.

Traçando um paralelo com a nossa vida, a missão é o equivalente ao nosso SONHO. Perguntas que ajudam a entender este sonho: pra que estou aqui? O que eu vim fazer no mundo?

Depois da missão, o próximo passo do planejamento é definir a VISÃO. Que é como a empresa se vê em um futuro próximo? Como ela quer estar daqui 5 anos? Ela também é uma frase objetiva e todos devem saber qual é. Porém, diferente da missão, a visão muda com o tempo.

Olhando para a vida pessoal, podemos comparar a visão ao PROPÓSITO. E para refletir sobre seu propósito se pergunte: como eu me vejo daqui 5 anos? No meu trabalho, nas minhas relações, no meu desenvolvimento intelectual e pessoal, como quero estar?

Então sonho de vida está para a missão assim como o propósito de vida está para a visão.

Quer um exemplo? Sonho é: viver uma vida onde possa apoiar pessoas a se conhecerem, conhecerem seus sonhos e vencer desafios. Propósito é: ter um trabalho onde possa aplicar tudo que aprendi para ajudar outras pessoas a viverem uma vida em alta performance.

Muita gente confunde sonho com objetivos. Já ouvi várias vezes “meu sonho é ter uma casa na praia” ou, “meu sonho é ter um filho”. Gente, sonho não é sobre ter, sonho é sobre SER. Sonho é como eu quero viver a minha vida. Sonho não se tem, sonho se vive!

Objetivo sim é ter um carro, ter um apartamento de frente pro mar. Sonho é como eu quero viver a minha vida. E é bem mais simples e está bem mais perto da gente do que imaginamos.

Voltado ao mundo corporativo, depois que a empresa tem sua missão e visão definidos ela está pronta para criar seus objetivos. Eles que irão concretizar a visão e tornar a missão uma realidade. Missão e Visão: valem para toda empresa. Objetivos: cada área possui o seu. Por exemplo: os objetivos do Marketing, do RH, do Financeiro são distintos e criados de maneira com que cada área atue e contribua para concretizar a visão e colocar em prática a missão da empresa.

Da missão surge a visão, que se torna palpável através de objetivos que por sua vez se desdobram em planos de ação, que são executados no dia a dia, por cada um dentro da empresa.

Um resumo simples prático seria:

Para que estou aqui? >> SONHO

Como me vejo daqui 5 anos? >> PROPÓSITO

O que vou fazer para conseguir? >> OBJETIVOS

Como vou fazer para conseguir? >> PLANO DE AÇÃO

MISSÃO >> Por que a empresa existe? SONHO >> Para que estou aqui?

VISÃO >> Como estará no futuro próximo? PROPÓSITO >> Como me vejo daqui 5 anos?

OBJETIVOS >> O que será feito, quando, por quem? OBJETIVOS >> O que vou fazer para conseguir?

PLANO >> Rotina diária PLANO DE AÇÃO >> Passo a passo detalhado

E se você está se perguntando por que é importante saber isso tudo, a reposta é simples e vem através de outra analogia: um barco sem vela navega para onde o vento tocar, e para uma pessoa sem sonho e propósito, qualquer caminho serve. E para quem é teórico como eu, aí vai uma frase do Peter Druker, o papa da Administração, que resume tudo: “Aprendi que o responsável pela concretização de um objetivo é sempre uma pessoa obcecada por uma missão”

O próximo passo, agora que você está aliviado porque já sabe a diferença de SONHO, PROPÓSITO, OBJETIVOS, o é definir os seus! Tem jeito? Tem! Não é do dia pra noite, é um processo. E existem ferramentas prática que ajudam. É fácil? Não. Mas pode ser prazeroso e te garanto, que é LIBERTADOR e TRANSFORMADOR. É um divisor de águas essencial para quem quer viver com sentido, ter sucesso e alta performance.

ATENÇÃO, RECADO IMPORTANTE: quer dar esse próximo passo e saber sobre o SEU sonho de vida e propósito? Então me manda um email, que eu vou te enviar um guia que eu elaborei para chegar mais próximo do seu sonho de vida e do seu propósito!! Você também vai receber uma lista de livros sobre esse tema e que me ajudaram muito neste processo! Clique aqui para receber!

E fica ligado no blog, no instagram, porque eu vou seguir falando sobre isso e muito mais!

Featured Posts
Recent Posts

© 2018 by Renata Nacif