top of page

Como ter 100% de sucesso na sua vida?

Você sabe onde quer chegar? Qual seu sonho de vida? O que você quer realizar em cada área da vida? E sabe como fazer isso e ter 100% de sucesso?

Felicidade

Essas perguntas não são feitas. E por que?

Porque vivemos em uma sociedade onde crescemos ouvindo o que temos que fazer e não o que queremos fazer. Temos que estudar muito, passar no vestibular na melhor faculdade, conseguir um ótimo emprego, ganhar bem, comprar carro, apartamento, casar, viajar o mundo. Mas o que você quer?

Então, quando paramos para refletir sobre essas perguntas, a grande maioria das pessoas não sabe a resposta. E isso pode até gerar uma crise de vida! Essas perguntas me pegaram por muito tempo...

A verdade é que começamos a nos questionar tarde, depois de começar a caminhada. Quando deveria ser antes. E enfim, a melhor hora para pensar nisso é assim que tomamos consciência, para imediatamente começar a viver a vida com propósito. Porque tão logo descobrimos e aprendemos como fazer, o resultado é simples: SUCESSO e FELICIDADE.

A lógica do mundo corporativo funciona na vida pessoal

Planejamento nas empresas

Depois de refletir muito sobre o que queria para minha vida, qual meu sonho, meu propósito, eu cheguei em uma nova pergunta: “Ótimo, já sei o que quero, mas e agora? COMO fazer para conseguir?”.

Planejamento Estratégico. As empresas possuem objetivos de curto, médio e longo prazo, que geram metas, plano de ação e acompanhamento de resultados. Foi trabalhando com este processo que concluí: “Se isso funciona há décadas, por que não aplicar pra mim? Se quero ter sucesso na vida pessoal, a lógica deve ser a mesma”.

A experiência de mais de 13 anos com planejamento em multinacionais, aliada as ferramentas do coaching me deram esse click! E comecei a aplicar na minha vida o que aprendi na minha profissão. Resultado? SUCESSO.

Fazendo uma comparação: No planejamento da empresa define-se a missão, os objetivos, cria-se um plano de ação, começa a execução e é feito acompanhamento. No planejamento pessoal você escreve seu sonho de vida, os desejos para as área da vida, as ações para realizar cada um (com data para concluir) e assim executar.

Como eu já estava no processo de descobrir meu sonho, já tinha ele escrito e minha roda dos sonhos ilustrada. O que eu fiz foi, para cada um dos meus objetivo, escrever um passo-a-passo. Listei tudo que precisava fazer para que, na data planejada, concretizasse aquele desejo. Assim surgiu o meu calendário prático. Com tudo pronto, entrar em ação ficou bem mais fácil.

O que aconteceu? Tirei do plano das idéias tudo que queria e trouxe para a realidade. Ao saber o caminho, fui dando os passos. E, como planejado, aos poucos eu consegui realizar cada objetivo. Eu queria passar mais tempo com minha família, cuidar melhor da minha alimentação, viajar para lugares inusitados, me conhecer mais. Conclusão, eu sabia o que queria, só não tinha parado para planejar COMO conseguir.

Quando fiz isso, a sensação era de que tudo ficou mais real. Eu pude ver com clareza o que tinha que fazer! Meus dias começaram a ter propósito e mais sentido. E daí foi sucesso total. Neste mesmo ano eu fiz 3 grandes viagens, levei minha família para os lugares que amava estar (e que hoje eles adoram), fiz vários cursos, um super retiro de meditação, mudei completamente minha forma de alimentar. Realizei todos os meus objetivos. E ver os resultados me motivava a continuar, a pensar em novas metas e nas ações para conseguir. Virou um ciclo virtuoso!

Quer ter sucesso? Planeje!

Quando você sabe qual o caminho seguir, os passos que tem que dar, executar fica bem mais fácil. E aí não tem erro, é sucesso total, é resultado, é caixa (como diz nosso grande locutor Mário Henrique Silva)!

Então eu convido você agora a pensar sua vida como se fosse uma empresa. Sim, isso mesmo! Faça seu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PESSOAL. Escreva sua missão, seus objetivos, coloque prazo e faça um plano de ação. Pode começar com uma meta só, mas COMECE! Se precisar mudar algo, fazer algum ajuste, é normal. Faça e continue em frente. As empresas também ajustam a rota. E depois, a cada dia, faça algo para chegar mais perto dessa meta.

E compartilha comigo como está indo, me diz os resultados que está alcançando. Escreve um comentário ou me mande um email. Quero saber do seu sucesso e dos seus desafios!

Featured Posts
Recent Posts
bottom of page